"Não tenho tempo." "Não deu tempo fazer isso ou aquilo.’ Essas frases lhe parecem familiar? Émuito comum não ‘encontrarmos’ tempo para realizar tudo o que pretendemos, mas na maioriadas vezes, isso se deve à nossa incapacidade de usá-lo com sabedoria, já que o problema não éo tempo (todos temos 24 horas por dia!), mas como o vivenciamos. Já dizia o sábio Salomão“Tudo neste mundo tem o seu tempo: cada coisa tem a sua ocasião”.
Um dos seus planos para este ano é vivenciar melhor o tempo? Então, segue a primeira dica: Aceite que você administra mal o seu tempo – reflita: que atividades o impedem de fazer o queprecisa ser feito? Como tem administrado o tempo? Segundo especialistas no assunto, parasaber administrar o tempo é fundamental conhecer-se a si mesmo. “Você precisa saber qual é oseu horário mais produtivo – manhã, tarde ou noite – e direcionar as atividades mais importantespara este horário” diz a consultora do SENAC Elza Tsuzaki.
Conseguiu identificar o horário que você é mais produtivo? Então, fica mais fácil Organizar a sua agenda – o ideal é organizá-la com uma semana de antecedência. Anote TODOS os seus compromissos, considerando o TEMPO REAL que levará para executar cada um deles e deixando intervalos razoáveis entre um compromisso e outro. Registre-os, não tem como organizar ficando apenas na mente. Eleja as prioridades, quais são altas, médias ou nulas; se conseguir eliminar as inutilidades, certamente sobrará tempo para você fazer o que julga ser a prioridade alta. O planejamento deve incluir tudo o que se pretende fazer na semana: hora de checar e-mails, hora de bate papo com amigos, hora da ginástica, etc. Abílio Diniz reforça: “Quem tem uma agenda organizada e disciplina suficiente para cumpri-la, faz o quer, na hora que escolhe.” Acompanhe seu planejamento, verificando o que conseguiu ou não realizar. Pode acontecer de você não conseguir cumprir tudo o que se propôs, então, avalie se você não está cercado por ´ladrões do tempo´.
Quais são os seus ‘ladrões do tempo’? Seriam as mensagens instantâneas, internet ou telefonemas? Os ‘ladrões do tempo’ são as situações que acontecem e nos distraem, tirando-nos do foco, fazendo com que o tempo seja mal aproveitado, pois muitas vezes nos rendemos a elas sem perceber. Portanto, a próxima dica é: Não fique refém da tecnologia. Aprenda a usá-la a seu favor! Fernando Monteiro nos ensina: “no seu planejamento diário, procure reservar um tempo para acessar sites de interesse pessoal, redes sociais; consulte esses sites apenas nos horários que você determinou e apenas pelo tempo que você planejou; apenas acesse esses sites em casa ou no horário de intervalo; procure se disciplinar: no começo é difícil, mas o resultado na produtividade pode ser percebido em menos de uma semana.”
Que outros ‘ladrões do tempo’ estão te impedindo de vivenciar melhor o tempo? Seriam as conversas fúteis, fofocas, reclamações? Ou excedeu-se na internet, na televisão, no telefone? Ou ainda realizou um trabalho mal feito pra querer ‘ganhar tempo’ ou por falta de preparo e teve que fazer tudo de novo? Essas coisas não só roubam nosso tempo, mas também nos privam de parte da energia necessária para executar o que realmente precisa ser realizado.
Na administração do tempo também deve-se considerar a flexibilidade ao organizar a agenda, às vezes será preciso reorganizá-la, alterando as rotinas conforme as próprias conveniências. Outro ponto importante é saber dizer não para algo fora dos planos, que chegou de última hora e não é urgente, do contrário, você estará abrindo mão de algo importante que programou e precisará procrastinar. Ainda não poderia deixar de lembrar: faça uma coisa de cada vez, você perceberá que é mais produtivo agindo assim, e aproveite a tecnologia, que ela seja sua aliada, e não ‘ladra’ do seu tempo. Quer ajuda para controlar seu estresse? Aceite a sugestão de Abílio Diniz: “Não se aborreça com os pequenos problemas, assuma suas prioridades e saiba controlar o tempo, passe a se preocupar mais seriamente em separar aquilo que faz diferença em sua vida daquilo que não tem a menor relevância”.
Precisamos ser realistas quanto ao que fazemos de útil ou inútil, e o que deixamos de importante sem fazer. Em meio a tantas atividades a realizar, precisamos “Buscar primeiro o reino de Deus e a Sua justiça, e todas as coisas nos serão acrescentadas”. Coloquemos Deus em primeiro lugar, logo ao levantar, orando e meditando em Sua Palavra; peçamos a Ele que nos ajude a organizar e cumprir a agenda; que nos ajude a saber priorizar as atividades.
Usar o tempo sabiamente depende de nós. Deus pedirá contas do nosso tempo, do tempo perdido por negligência ou ignorância do seu valor. Peçamos a Ele, parafraseando o Salmo 90:12: "Ensina-nos a usar o nosso tempo de tal maneira que alcancemos corações sábios."
Nenhum comentário:
Postar um comentário